Home      

Entendendo mais sobre estojos de 2 x HD’s.

O uso de dois HD’s em um estojo amplia a capacidade de armazenagem num reduzido espaço físico. Além de economizar espaço, fios e cabos de comunicação, o uso de 2 HD’s permite uma série de modos de utilizar o espaço desses HD’s de forma otimizada.
Cada modo possui uma característica específica voltada para segurança,  velocidade ou confiabilidade dos dados.

Alguns modelos de estojos podem ter um ou dois modos de fábrica enquanto outros podem possuir muitos modos configuráveis.

Modos existentes: JOBD / BIG / RAID 0 / RAID 1 / Modo mistos / SAFE 50 / SAFE 33

JBOD

O modo mais simples de uso de 2 HD’s é o JBOD, que consiste no uso simples de 2 HD’s como 2 unidades independentes reconhecidas pelo computador. Permite o uso racional do espaço físico do ambiente de trabalho e permite ampliar a capacidade de armazenagem com a simples instalação de uma segunda unidade de HD, sem interferir na primeira unidade já instalada. Ao conectar o estojo com 2 HD’s instalados serão detectadas pelo computador 2 unidades de disco de armazenamento.

Ex: 2 HD’s 500 GB = 1 unidade E: 500 GB + 1 unidade F: 500 GB

Produto indicado: Ultimate 2 3500

BIG

O modo BIG permite ampliar a capacidade de armazenamento de uma unidade de disco detectada pelo computador através da instalação de um segundo HD. A capacidade do segundo HD será adicionada a capacidade do primeiro HD numa única unidade. Ao conectar o estojo com 2 HD’s instalados somente uma única unidade de disco de armazenamento será detectada pelo computador.

Ex: 2 HD’s 500 GB = 1 unidade E: 1000 GB

Produto indicado : Ultimate 2 3500

Os modos RAID e seus derivados visam o uso dos HD’s de armazenamento de forma otimizada para velocidade ou segurança de dados.

RAID 0 (Striping)

O modo RAID 0 é o modo mais veloz de armazenamento com 2 HD’s.  Seu uso se faz necessário em aplicações como edição ou codificação de vídeo High Definition no qual é necessário uma maior agilidade na manipulação dos dados. Os dados são divididos e gravados em cada um dos HD’s simultaneamente reduzindo o tempo de gravação total do pacote dos dados à metade. O mesmo ocorre com o tempo de leitura dos dados que é reduzido à metade. A capacidade de gravação é equivalente a capacidade do menor HD instalado, assim é sempre recomendado o uso de 2 unidades de mesma capacidade para otimização do uso. O computador reconhece o estojo como uma única unidade de disco.
Esta opção somente busca performance com máxima velocidade de gravação e leitura. Não é aconselhada para backup, pois em caso de falhas de uma unidade os dados serão perdidos. Não é possível a recuperação de dados em caso de quebra de um dos HD’s.

Ex: 2 HD’s 500 GB = 1 unidade E: 500 GB

Produto indicado : Ultimate 2 3500

RAID 1 (Mirroring)

O modo RAID 1 , também conhecido como modo espelhamento, permite que ao gravar um pacote de dados no HD, seja gravado simultaneamente um pacote igual na segunda unidade instalada. Deste modo os dados são gravados em redundância. Caso uma das unidades tenha falha, é possível recuperar os dados perdidos com a instalação de nova unidade de  HD e reconstrução do RAID 1 a partir da outra unidade de HD instalada.
Esta opção permite maior segurança nos backups e preservação de dados importantes pois permite a recuperação dos dados em caso de falha. Indicado para fotos, filmes, documentos importantes, etc
A velocidade de gravação não é afetada para nenhuma unidade, se mantendo dentro dos parâmetros originais dos HD. A capacidade será limitada pela menor unidade instalada, assim recomendamos o uso de 2 Hd’s de mesma capacidade para otimização de uso.

Esta opção somente busca confiabilidade na gravação e leitura dos dados. Não há ganho de velocidade de gravação. Opção indicada para backup e dados de segurança pois é possível a recuperação de dados em caso de falha de uma das unidades.

Ex: 2 HD’s 500 GB = 1 unidade E: 500 GB

Produto indicado : Ultimate 2 3500

Modos mistos

Os modos mistos foram criados para oferecer os benefícios do RAID sem sacrificar a capacidade total dos discos, permitindo uso diferenciado da capacidade remanescente dos HD’s em modos distintos. Em caso de falha de uma unidade de HD, somente dados da fração RAID podem ser recuperados.

SAFE 50

Utilizando 2 HD’s , são criados 2 volumes de disco , o primeiro volume é criado com RAID 1 com 1/3 da capacidade dos dois discos. O segundo volume é criado com a soma (modo BIG) dos 2/3 remanescente das 2 unidades instaladas.

Ex: 2 HD’s 500 GB = 1 unidade E: RAID 1 250 GB + 1 unidade F: BIG 500 GB

Produto indicado: Edata 2 3500 (aguarde lançamento)

SAFE 33

Utilizando 2 HD’s , são criados 2 volumes de disco , o primeiro volume é criado com RAID 1 com 1/3 da capacidade dos dois discos. O segundo volume é criado com a soma (modo BIG) dos 2/3 remanescente das 2 unidades instaladas.

Ex: 2 Hd’s 500 GB = 1 unidade E: RAID 1 166 GB + 1 unidade F: BIG 334 GB

Produto indicado: Edata 2 3500 (aguarde lançamento)

  

1996-2010. MAXXTRO Todos os Direitos Reservados